Ictiofauna

COMO FUNCIONA

Os estudos de inventário e monitoramento de ictiofauna, apesar de realizados em etapas diferentes, possuem imensa importância. O levantamento detalhado da ictiofauna permite prever potenciais impactos de um empreendimento sobre a ictiofauna, possibilitando a proposição de pontos de atenção com o avanço do empreendimento. O monitoramento, por sua vez, é aplicado de forma a compreender possíveis interferências dos empreendimentos. Tais correlações são subsidiadas por estudos e discussões das equipes para sua melhor compreensão. Os estudos podem abordar diversos aspectos como ecologia reprodutiva e alimentar, estrutura de comunidades, ictioplâncton, entre outros.
peixe-ictiofauna-ictiologica

Resgate em ensecadeira

Empreendimentos como barramentos de rios necessitam realizar o desvio do canal para a construção da barragem, sendo muitas vezes necessário o resgate em salvamentos dos indivíduos que por ventura fiquem aprisionados nas ensecadeiras. A Ictiológica está capacitada para trabalhos deste âmbito, buscando sempre os menores índices de mortalidade durante o manejo da ictiofauna.

Ecologia reprodutiva e trófica

Estudos envolvendo ecologia trófica e reprodutiva são capazes de auxiliar na compreensão das condições ambientais e possíveis reflexos das interferências causadas por empreendimentos na ictiofauna. Em ambientes sob interferência antrópica, algumas espécies podem alterar os itens alimentares consumidos, bem como seu período e áreas reprodutivas.

Ictioplâncton

A atividade reprodutiva é um dos maiores indicativos de sucesso de ocupação de uma espécie no meio em que vive. Desta forma, estudos envolvendo o ictioplâncton permitem identificar áreas prioritárias para manejo e conservação da vida íctica nos corpos aquáticos, identificando áreas de desova e berçários naturais das espécies de peixes, auxiliando na proposição de medidas de desenvolvimento sustentável, que visam a redução dos impactos ambientais sem perder o potencial produtivo do empreendimento.

Etnoictiologia

Ao longo do tempo, as Ciências Sociais e Naturais cada vez mais se conectam, possibilitando a geração de um conhecimento holístico dos processos e usos dos recursos naturais pelas populações humanas. Etnoictiologia é um termo definido para a investigação das relações entre a forma como os diferentes grupos humanos aplicam os conhecimentos, os usos e os significados dos peixes dentro de suas tradições. Assim, a Ictiológica está preparada para avaliar como as populações ribeirinhas ou indígenas percebem e exploram segundo seus padrões tradicionais e culturais, os peixes.

Monitoramento de Sistemas de Transposição de Peixes (STP)

Os Sistemas de Transposição de Peixes (STP’s), sejam eles escadas, elevadores ou transposição manual têm função de conectar as áreas a jusante e a montante de rios com barramentos. A Ictiológica atua tanto na avaliação de pertinência de instalação dos Sistemas de Transposição de Peixes (STP’s), quanto no monitoramento destes mecanismos que podem ser avaliados por diversas técnicas, como videomonitoramento, marcação e recaptura e amostragens diretas em escadas, permitem compreender se estes sistemas são funcionais para translocação sentido jusante-montante e montante-jusante.

Programa de Monitoramento de espécies migradoras (Captura/marcação/recaptura)

Programas como este visam conhecer a movimentação das espécies migradoras, que em sua maioria possuem grande valor comercial, social e ecológico. A metodologia de captura, marcação e recaptura das espécies migradoras traz informações riquíssimas sobre a biologia das populações, definindo migrações tróficas e reprodutivas das espécies, além da distribuição das classes de tamanhos em diferentes localidades no espaço, e podem ser utilizadas de maneira indireta como identificação de áreas de desova e crescimento.

Programa de Monitoramento de Desembarque Pesqueiro

O conhecimento acerca da produtividade pesqueira é de extrema importância socioambiental. Além do cunho social, que visa o acompanhamento da pesca de subsistência em comunidades tradicionais e a pesca profissional, estes dados servem para acompanhar o estado da comunidade ictiofaunística de uma dada área. Os trabalhos realizados têm como premissa boa relação com os pescadores, de forma a buscar o reconhecimento das técnicas de pesca de cada comunidade.

CONFIRA AS IMAGENS DO NOSSO TRABALHO

Rolar para cima