Flora
COMO FUNCIONA
O componente florístico possui imensa importância em processos de licenciamento ambiental. O conhecimento acerca das espécies presentes, realização de manejo adequado e ações de plantio como compensação, mitigação ou recuperação de áreas degradadas são ações realizadas pela Ictiológica Consultoria Ambiental.
Levantamento florístico e fitossociológico
O conhecimento acerca da composição e estrutura vegetal de uma dada área é passo importante para estudos de licenciamento ambiental. A partir destes dados, podem ser propostas atividades que visem mitigar impactos decorrentes de obras com supressão vegetal. O resgate e translocação de vegetação (ex. bromélias), contribui para a manutenção de dadas espécies com alta importância ecológica em ambientes sob intervenção antrópica. Além disso, o resgate de germoplasma, visando reflorestamento de novas áreas, com espécies nativas da região é uma atividade de suma importância.
Plantio
A compensação de áreas suprimidas, é atividade constante em processos de licenciamento. A seleção de viveiros de qualidade, bem como, a utilização de mudas provenientes do resgate de germoplasma, contribuem significativamente na eficácia do plantio de novas áreas.
Supressão vegetal
Em áreas urbanas, é comum haver a necessidade de supressão de exemplares arbóreos, seja pelas árvores apresentarem risco de queda por estarem infestadas de cupins; por estarem numa altura acima do previsto em áreas próximas a rede elétrica; e/ou apresentarem galhos secos invadindo a rua, sendo por apresentarem raiz por baixo do muro acarretando em risco de queda dos mesmos, o que poderia causar danos às pessoas e/ou ao patrimônio.