Trabalhos Realizados

Slide anterior
Próximo slide

Levantamento de comunidades aquáticas e ictiofauna

Entre os anos de 2021 e 2022, a Ictiológica realizou junto ao Instituto Guaicuy, coleta e análise de amostras biológicas para monitoramento de comunidades aquáticas e ictiofauna. Este trabalho teve por objetivo avaliar os impactos do rompimento da barragem de Brumadinho, sobre comunidades aquáticas (macrófitas, perífition fito e zooplâncton e macroinvertebrados bentônicos) e ictiofauna. Foi realizado um levantamento sistemático destes grupos em 20 pontos distribuídos no rio Paraopeba e represa de Três Marias, com coleta de amostras de tecido hepático e muscular para análises de metais pesados. Foram realizadas amostragens em cidades distintas, cobrindo uma área que se estende de Curvelo-MG a Três Marias-MG.
Slide anterior
Próximo slide

Diagnóstico de ictiofauna e pesca predatória

Visando evitar a mortandade de peixes em lagoas presentes na área do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport), com consequente atratividade de aves, foi realizado o controle populacional das espécies residentes nestas lagoas. A atividade foi realizada entre os anos de 2018 e 2020, sendo primeiro realizado um diagnóstico de espécies, com posterior pesca predatória para remoção das mesmas. As espécies nativas foram translocadas para uma área receptora e as não nativas eutanasiadas.
Slide anterior
Próximo slide

Monitoramento de comunidades aquáticas e ictiofauna

Atividades de dragagem de substrato de rios para retirada de areia e pedra têm potencial para impactar as comunidades aquáticas. Neste sentido, no ano de 2020, foi realizado o levantamento de comunidades aquáticas (fito e zooplâncton e macroinvertebrados bentônicos) e ictiofauna para o Porto de Areia Santa Isabel, entre os municípios de Barra Bonita e Iguaraçu do Tietê- SP. Foram amostrados 13 pontos, com coleta dos grupos citados para fins de levantamento dos mesmos visando compreender tanto sua dinâmica populacional quanto os efeitos das atividades sobre essas comunidades.
Slide anterior
Próximo slide

Monitoramento de ictiofauna

A construção de barragens para fins de abastecimento urbano tem se tornado frequente, principalmente, após a crise hídrica dos anos 2013. Diversas cidades passaram a construir barramentos para regularização da captação de água, sendo estes barramentos alvo de monitoramento de ictiofauna. No ano de 2016, a Ictiológica realizou no Município de Indaiatuba, para o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) de Indaiatuba-SP o monitoramento de ictiofauna na recém construída barragem do rio Capivari-Mirim. Na ocasião, foram amostrados seis pontos, distribuídos entre Área de Influência Direta (AID) e Área Diretamente Afetada (ADA), presentes nesse rio.
Slide anterior
Próximo slide

Resgate emergencial de ictiofauna

Manobras realizadas para manutenção em usinas hidrelétricas podem ocasionar oscilação no nível da água a jusante, causando aprisionamento de peixes em regiões onde podem ser formadas “piscinas”. Após as manobras, é realizado o inspecionamento destes locais e consequente resgate emergencial da ictiofauna aprisionada. A ictiológica, realizou em 2022, o resgate emergencial de ictiofauna em áreas a jusante da UHE Paranapanema (Enel Green Power), município de Piraju-SP, durante os testes pós instalação de novos vertedouros nesta usina.
Slide anterior
Próximo slide

Monitoramento de ictiofauna e ictioplâncton

A construção de barragens em rios tem potencial para impactar negativamente as comunidades aquáticas. Ao longo dos anos de 2020 e 2023, a Ictiológica realizou o monitoramento de ictiofauna e ictioplâcton nas barragens de Pedreira (BP), e Duas Pontes (BDP), localizados respectivamente no rio Jaguari e rio Camanducaia, nas cidades de Pedreira-SP e Amparo-SP. Foram realizadas coletas sistemáticas em pontos amostrais a fim de acompanhar a reposta da comunidade de peixes e do ictioplâncton frente à intervenção antrópica nestes cursos d’água.
Slide anterior
Próximo slide

Resgate de ictiofauna em ensecadeira

Para a construção de barragens, muitas vezes é necessário realizar o desvio do canal do rio para a construção. Nas chamadas ensecadeiras, é comum peixes ficarem aprisionados, sendo necessário o resgate e soltura dos mesmos em áreas a jusante da área da obra. A Ictiológica realizou em 2020 o resgate de peixes na ensecadeira formada para a construção da Barragem de Pedreira (BP), rio Jaguari, Pedreira-SP. Nesta atividade, foram resgatados e translocados, mais de 82.000 espécimes de espécies nativas, pertencentes à 47 espécies, ao longo de 5 semanas de atividades.
Slide anterior
Próximo slide

Monitoramento de comunidades aquáticas, ictiofauna e fauna

O descomissionamento de uma barragem é uma atividade que requer muita atenção a fim de não impactar as comunidades presentes. As Indústrias Nucleares do Brasil (INB) estão em fase de descomissionamento de suas barragens na antiga mina de Urânio, presente no município de Caldas-MG. Nesta atividade, estão sendo monitorados diversos grupos: fitoplâncton, zooplâncton, macroinvertebrados bentônicos, ictiofauna, vetores (entomofauna), mamíferos (pequeno e grande porte), quirópteros, herpetofauna e ornitofauna.
Slide anterior
Próximo slide

Levantamento de ictiofauna (concreto)

A atividade de extração de concreto pode gerar resíduos com potencial de interferência na ictiofauna. O levantamento e monitoramento da área de extração é fundamental para avaliar a existência e intensidade desta interferência. Ao longo dos anos de 2021 e 2022, foi realizado o levantamento de ictiofauna na planta da Polimix concreto, no município de Santana do Parnaíba-SP.
Slide anterior
Próximo slide

Levantamento de ictiofauna (loteamento)

O loteamento de uma área para a construção de residências e indústrias necessita passar por um processo de licenciamento na maioria dos casos. Durante o ano de 2023 foi realizado o levantamento de ictiofauna na área de um futuro loteamento situado na cidade de Praia Grande-SP.
Slide anterior
Próximo slide

Levantamento de ictiofauna (mineração)

A Ictiológica realizou, no ano de 2023, o levantamento de ictiofauna na área da Jundu Mineração, em Analândia-SP. Foram amostrados cinco pontos, com petrechos diversos, como rede de espera, peneira e pesca elétrica, a fim de contemplar o maior número possível de espécies.
Slide anterior
Próximo slide

Prestação de serviços

A Ictiológica também atua como colaboradora junto a outras empresas, atuando em diversos outros setores como duplicação de estradas, EIA's, trabalhos com comunidades tradicionais, usinas hidrelétricas, papel e celulose. Estes trabalhos permitiram o acúmulo de experiência em projetos amplos, por quase todo o território nacional
Rolar para cima